Nossos casos
Conheça alguns casos de clientes
Uma jornada especial, que propõe a descoberta e/ou desenvolvimento de quem está disposto a se tornar empreendedor social, assim como um empreendedor de impacto positivo. Assim é a “Transformação – uma Jornada no Empreendedorismo Social”, que conta com websérie, e-book, podcasts e workbook gratuitos, lançados em 2023, disponíveis em www.jornadasocial.com.br.
Esta formação livre foi planejada, criada, executada e divulgada pela VIGGAS Co.Lab, em parceria com o Instituto Sabin, entre setembro de 2022 e maio de 2023. Uma experiência de muitos desafios, que rendeu vários aprendizados para toda a equipe.
“Foi um prazer enorme trabalhar junto com a VIGGAS na Transformação. Este projeto surgiu em 2022 e me impressionou muito a capacidade que todas elas tiveram de transformar as nossas ideias em algo real, concreto, sem tantas idas e vindas”, avalia o gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso. Ele ainda completa: “Essa capacidade de execução, de entregar um projeto de qualidade, num tempo hábil, surpreendeu. Na verdade, já tínhamos uma expectativa, mas nos deixou muito felizes e satisfeitos. Espero que esse seja o primeiro de muitos projetos”. E foi… Já está confirmada a Transformação 2.0, trazendo casos de empreendedores sociais de todo o país em formato gravação de lives e podcasts.
Enquanto esperamos por esta novidade, as pessoas interessadas no tema têm um amplo repertório de objetos de aprendizagem que ajudam na criação de soluções criativas e rápidas, para impactar positivamente comunidades e o nosso país.
Uma experiência de ação social, desenvolvida para estimular estudantes a serem lideranças empreendedoras em suas comunidades. O projeto Tribos Jovens Empreendedores é articulado pela ONG Parceiros Voluntários, em parceria com o SEBRAE-RS, envolvendo também educadores, para qualificá-los em prol do impacto positivo.
Desde 2021, mais de 2 mil pessoas, de 188 escolas, provenientes de 74 cidades gaúchas, já participaram das atividades da iniciativa. A VIGGAS Co.Lab faz o acompanhamento do projeto, para avaliar o impacto que está sendo gerado. Esta avaliação é longitudinal, por meio de 200 jovens participantes, durante 3 anos. São verificadas 15 competências empreendedoras, medindo-se a cada ano o impacto de um conjunto específico de competências.
Com este projeto, a Parceiros visa fomentar o empreendedorismo juvenil. Para isto, utiliza como gatilho e dinamizador o protagonismo social, a partir da proposição aos estudantes de intervenções a comunidades com as quais eles têm proximidade. Estas intervenções são norteadas por trilhas de ação: meio ambiente, educação para a paz e cultura, que devem contribuir para o impacto social e/ou ambiental positivo. Este fenômeno se manifesta por meio da criação de valor social e/ou ambiental, como atributo de uma solução endereçada a públicos ou espaços vulnerabilizados.
A partir do desenvolvimento das competências, mobilizam-se conhecimentos, habilidades e atitudes para mostrar aos jovens que podem ser agentes de transformação da sua realidade. Isto ocorre no projeto por meio da aprendizagem empreendedora, da experiência prática do empreendedorismo - mediante ações que gerem valor social e/ou ambiental na comunidade em seu entorno.